segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O que é felicidade?

    O que significa felicidade? Uma palavra um tanto peculiar, que muitos ousam em descreve-la em "n" maneiras. Curiosa como sou, peguei o dicionário para pesquisar sobre seu "real" significado, descobri que em latim é chamada de Felicitas, sendo também o estado de uma pessoa feliz.
    Incrédula com a pouca informação que obtive, busquei em minha memória momentos em que eu pudesse traduzir a tal felicidade. Vasculhando as inumeras lembranças que estavam adormecidas com o tempo- tudo bem, admito que revirei o bau de fotos e videos-cassetes de minha casa,- veio a imagem de meus avós Lili e Dico, que são eternamente felizes. Lembrei-me das risadas dela e das cossegas dele, juntos transpareciam perfeitamente a felicidade multiplicada de amor. Hoje ao lembrar deles, fui inundada de lembranças felizes que fora acompanhada de saudade. Não sei explicar, mas a saudade parece ser um sentimento triste, muitas vezes pode te causar dor e até vontade de chorar. Mas essa saudade, é acompanhada de felicidade, que sempre faz brotar um singelo sorriso em meu rosto. 
    Lembrei-me também de como fazia minha mãe feliz ao falar que eu era "a lindinha da mamãe", ela ficava maravilhada ao ver que sua caçulinha era apenas sua. Também via os olhos do meu pai brilhar quando sentava em silêncio ao seu lado, para juntos torcer para nosso ilustre Internacional. Bom, há tantos momentos que podem ser usados para descrever a minha felicidade que não convém mencionar aqui, mas deixo a certeza de que permanecerão em meu pensamento.
    Não sei se consegui transmitir o sentido real da felicidade. Talvez não esteja feliz o suficiente para traduzi-la em palavras, ou talvez eu esteja apenas cansada, não da vida. Porém, deixo o meu sincero conselho, seja feliz. Lembre-se que a felicidade está nas coisas mais simples e através dos pequenos gestos pode-se percebe-la. Não confunda felicidade com alegria, pois a felicidade é um sentimento intenso e a alegria é momentanea. Posso dizer que eu já fui e continuo sendo muito feliz e tento retribuir da melhor maneira aos que me querem e me fazem bem. 
   Não existem significados para tamanho sentimento, nem mesmo as palavras são capazes de traduzir. Mas se alguém um dia transcrever a tal felicidade em um papel, por favor compartilhe comigo! ;)

Um comentário:

  1. Maninha querida!!! A felicidade é estar ao lado de pessoas maravilhosas como nossa família e nossos amigos!!! Adorei seu texto, parabéns, te amo!!! Jaqueline da Silva

    ResponderExcluir